Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 23, 2011

Musicoterapia

Imagem
Toda pessoa tem um ritmo interior, uma
identidade sonora que a diferencia
das outras. Identificá-lo e equilibrá-lo
são procedimentos da musicoterapia, sendo
uma alternativa no trabalho com crianças com
deficiência mental.

Conta a história que dois mil anos antes
de Cristo, quando o imperador da China
queria saber como andavam as coisas em suas
províncias, ele convocava os músicos de cada
uma delas para tocar para ele. E, de acordo
com a música que vinha embalando seu povo, o
imperador sabia se elas estavam indo bem ou
mal. Em tempos de Internet, quando esse
recurso não se faz mais necessário, paralelamente
aos avanços tecnológicos, cresce a aceitação
de terapias alternativas, que valorizam o lado
emocional do indivíduo.

A musicoterapia, considerada uma ciência
paramédica que estuda a relação do homem
com o som/música, é uma delas. 'A influência
fisiológica e psicológica do som no cérebro
traz inúmeros benefícios à pessoa', afirma
Maristela Pires da Cruz Smith, Ex-Presidente
da Apemesp (Associação dos…

Isso Pega

Imagem

Gasta de tanto acostumar

Imagem
"Eu sei, mas não devia"


A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão. A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia. A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações…

Saiba: Google TV

Imagem

A presidente ou a presidenta???

Imagem
Autor: Daniel Pearl editor geral O professor PASQUALE CIPRO NETO tira a dúvida.
O leitor habitual deste espaço sabe bem que me nego terminantemente a reduzir a conversa a algo como “esta sim, aquela não”, “está certo, está errado” etc. Posto isso, vamos ao começo da história. Que têm em comum palavras como “pedinte”, “agente”, “fluente”, “gerente”, “caminhante”, “dirigente” etc.? Não é difícil, é? O ponto em comum é a terminação “-nte”, de origem latina. Essa terminação ocorre no particípio presente de verbos portugueses, italianos, espanhóis…
Termos como “presidente”, “dirigente”, “gerente”, entre inúmeros outros, são iguaizinhos nas três línguas, que, é sempre bom lembrar, nasceram do mesmo ventre. E que noção indica a terminação “-nte”? A de “agente”: gerente é quem gere, presidente é quem preside, dirigente é quem dirige e assim por diante.
Normalmente essas palavras têm forma fixa, isto é, são iguais para o masculino e para o feminino; o que muda é o artigo (o/a gerente, o/a dirigen…

Encontro de duas mulheres que batalharam muito

Imagem
O futebol entrou na agenda da presidenta Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (24/1), no Palácio do Planalto. A presidenta abriu espaço para um bate-papo com Marta, eleita pela quinta vez consecutiva a melhor jogadora de futebol do mundo. Após a audiência, a jogadora contou que a conversa serviu para que as duas pudessem trocar algumas informações sobre o futebol feminino no Brasil. “Para mim foi uma honra ser recebida pela presidenta Dilma. Foi um encontro muito bacana de duas mulheres que batalharam muito e conseguiram se sobressair. Estou feliz”, disse Marta numa concorrida entrevista coletiva no hall do Planalto. Na conversa, Marta convidou a presidenta Dilma para ir a Alemanha, entre os dias 26 de junho e 17 de julho, assistir a participação da seleção feminina de futebol na Copa do Mundo de Futebol Feminino. A jogadora explicou que, mesmo não tendo confirmado “100%” a presença na competição, há expectativa de que a presidenta Dilma esteja presente num dos jogos. Segundo a atleta, t…